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CÂMARA DE COMÉRCIO SIMPLIFICA LINGUAGEM FINANCEIRA
26.05.2016
Existe alguma forma de tornar simples, para o empresariado Angolano, a linguagem financeira e a forma como ele está estruturado no País: a resposta é sim, de acordo com a Câmara de Comércio e Indústria de Angola (CCIA).
Para demonstrar, de forma prática, tal convicção, a CCIA acaba de lançar um livro denominado “Como aceder aos bancos em Angola – literacia financeira para empresários”, que sintetiza o formato funcional do sistema financeiro Angolano.
O estudo, cujo um dos patrocinadores foi o Banco de Poupança e Créditos (BPC), tem um formato A4, ao modelo de revistas periódicas, 84 páginas, subdivididos em 8 capítulos. “O sector necessita de iniciativas como esta, na medida em que aproxima o empresariado ao sector financeiro”, disse um representante do Banco BIC.
Elaborado com o suporte técnico da agência Mulemba Austral Consultores e financiado por BPC, BFA, BCA, Banco Bic, Bic Seguros, Universal Seguros e BTA, o estudo discorre sobre os conceitos de sistema financeiro, as entidades de supervisão que a compõe, os serviços financeiros em Angola, as instituições financeiras não bancárias, entidades do sistema financeiro Angolano, o mercado segurador e os bancos comerciais a operar em Angola.
“Este estudo vem colmatar a falha de informação condensada e de consulta rápida sobre o sector financeiro nacional”, disse José Marcos, do Banco de Comércio de Angola (BCA). “Iniciativas do gênero melhoram a relação entre as seguradoras, a banca e o consumidor dos serviços, no caso, o empresariado”, comentou, por sua vez, João Martins da Universal Seguros.
Comercializado a Akz.5.000, o estudo “Como aceder aos bancos em Angola – Literacia financeira para empresários” é uma reedição, actualizada, de um estudo realizado pela Câmara de Comércio e Indústria de Angola (CCIA) no ano de 2000, baseada num paradigma de pesquisas do Centro de Comércio Internacional.
“O momento actual justifica a actualização do estudo, quer para fortalecer os vários actores empresariais, quer para assegurar uma maior confiança com o sector financeiro em Angola”, defendeu o Secretário Geral da Câmara de Comércio e Indústria, António Tiago Gomes.
“Hoje, precisamos de engajar todos os actores e incentivarmos a realização de uma verdadeira diplomacia económica”, acrescentou o responsável.
O lançamento do estudo ocorreu num hotel da capital Angolana, Luanda, com o acto em que o Ministro do Comércio, Fiel Constantino, foi representado pela Directora do Instituto Nacional da Defesa do Consumidor (INADEC), Paulina Semedo.
“O tornar simples a linguagem financeira e o seu sector é fundamental. Na verdade, é preciso massificar a difusão deste estudo, porque a falta de literacia financeira é uma actividade crítica que não só indefine o futuro de nações inteiras, mas impede sobretudo que grandes franjas da população seja incapaz de aceder aos serviços financeiros fundamentais”, concluiu Paulina Semedo.
Fonte: DMI/BPC

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